22 de março de 2016 -
Como já comentamos anteriormente neste post, Marketing de Conteúdo tende a ser um dos caminhos mais efetivos para atrair e manter os seus consumidores ativos. Dentre inúmeras opções e sistemas de mensuração, os itens descritos neste artigo podem mostrar se sua empresa está no caminho certo.
Fonte: E-Commerce News.
“John Wanamaker, um destacado empresário americano disse: “Eu sei que a metade do dinheiro que eu gasto em propaganda é jogada fora. O problema é que eu não sei qual é esta metade”. Ou seja, não adianta investir em estratégias ou ações de marketing se você não sabe como medir tais retornos.
Nesse sentido, separamos alguns passos para realizar a mensuração de suas estratégias, especificamente, em campanhas de marketing de conteúdo:
Tenha objetivos definidos. Antes de decidir em quais estratégias de marketing apostar, é importante esclarecer os reais objetivos dessas campanhas. Somente assim será possível mensurar os retornos obtidos e analisar se seu e-commerce está caminhando rumo ao sucesso ou não.
Acompanhe múltiplas métricas. Inúmeros estudos divulgam e recomendam KPIS para mensuração dos retornos. Entre as mais interessantes para o marketing de conteúdo, estão: métricas de consumo, métricas de compartilhamento, métricas de geração de leads e métrica de vendas. Contudo, tudo depende de seus objetivos.
Escolhendo o KPI ideal. Os índices de performance ideais são aqueles que se encaixam perfeitamente nos objetivos estabelecidos para o seu negócio, justamente por isso é tão importante estabelecê-los. Se você deseja ampliar suas visitas, por exemplo, é essencial traçar uma meta, e então usar KPIs como registro de pageviews, entradas de usuários na loja, taxa de rejeição, entre outros.
Melhore a partir dos resultados. O grande objetivo de medir suas ações de marketing de conteúdo é melhorar as estratégias e ampliar o alcance do seu consumidor com maior engajamento. Por isso, não desanime se suas primeiras tentativas apontarem baixos retornos: recomece, refaça, avalie de novo. Um bom plano de marketing de conteúdo, mensurado e testado regularmente, pode aumentar suas vendas e seus lucros.”
Outras métricas importantes que precisam ser analisadas:
– Acesso às mídias sociais: Facebook, Twitter e Instagram, etc.
– Tráfego no blog: quantidade de comentários, compartilhamentos e seguidores;
– Tráfego no site: fontes de tráfego, taxa de pageviews e tempo médio de permanência;
– Taxa de cliques em suas campanhas online;
– Engajamento: quantidade de curtidas, compartilhamentos, comentários, novos seguidores; entre outros.
Nenhuma métrica separadamente lhe dará 100% de certeza de que suas ações de marketing digital estão funcionando e trazendo resultados, por isso, é importante monitorar os diversos KPI’s pré-definidos para medir os retornos das ações e, se estes estão trazendo benefícios na percepção da marca, em conversões de comportamento, geração de leads e/ou vendas efetivas.
Tem dúvidas sobre a sua performance digital? Fale com a Thumb.
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