Como você se comunica com o seu público?

26 de novembro de 2015 -


A forma como a marca se comunica com seu público vive em constante transformação. Para manter uma boa relação com seu cliente, hoje é importante entender o conceito de “media company“, onde a marca é uma provedora direta de conteúdo e informação para seu público. Como se faz isso? Integrando-se o consumo de um conteúdo de qualidade ao dos produtos e serviços oferecidos, da maneira mais atrativa e pertinente possível.

Conteúdo e consumo juntos na comunicação das Marcas.

A relação das marcas com o público vive constantes transformações.

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O cenário de transformação da mídia tem proporcionado uma revolução na forma das marcas se comunicarem com seus públicos. Uma delas é o conceito de media company, onde a marca em si é uma provedora direta de conteúdo e informação para seus públicos supersegmentados e com interesses específicos.

Cada vez mais é comum que o ato da compra e o consumo de conteúdo andem juntos. As marcas despertaram para a importância de monetizar seus públicos de forma direta, integrando a experiência do consumo de conteúdo com a do consumo de produtos e serviços. É o que chamamos de transformar readers into buyers e buyers into readers. Para isso, elas precisam ter um relacionamento que vá além da influência, para permitir também o lado transacional, buscando sempre a experiência positiva, para ambos os lados. Hoje, 50% do e-commerce americano já é mobile-driven e este movimento também está crescendo por aqui.

E isso faz sentido? Total, uma vez que a marca domina o conteúdo do seu nicho de atuação, conhece melhor do que ninguém a linguagem, necessidades e expectativas desse público. Melhor ainda, possui as informações valiosas de comportamento, de interesse e de perfil, que ajudam a pensar estratégias muito mais assertivas de e-commerce junto com as de conteúdo. Naturalmente, a tecnologia é o enabler para que isso ocorra e hoje existem muitas soluções à disposição.

É cada vez mais natural a ideia de comprar das mesmas marcas de quem se consome conteúdo. Um exemplo interessante foi dado por Ben Lerer, CEO da Thrillist Media Group, durante o SXSW 2015. Ele criou um site de conteúdo sobre vida masculina, construiu um público fiel ao longo de alguns anos, depois comprou uma empresa de eCommerce, focada em produtos masculinos e integrou as duas em uma única operação.

Por exemplo: uma das marcas de produtos de beleza disponibilizados no site, cria produtos pensados especificamente para o público, a partir dos dados e do entendimento adquirido sobre os clientes ao longo do tempo. Trata-se do chamado Physical Content, onde cada produto é pensado para ser conteúdo. Ou seja, cada vez mais não dá para separar uma coisa da outra.

O fundamental é desenvolver e manter a experiência de uso sempre atraente, e para isso é fundamental usar bem as informações. Um ponto crucial neste cenário é o trabalho colaborativo entre marketing e a área de business intelligence das empresas, uma vez que para que esta estratégia seja bem sucedida, ambas precisam trabalhar cada vez mais integradas.

 

 


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